quinta-feira, 17 de julho de 2008

Responsabilidade

"Você foi criado numa cultura que lhe ensinou que você não é responsável por seus sentimentos, mas a verdade é que é responsável por seus sentimentos, sim."
veja as mensagens que usamos:
- "você me magoa".- "tenho medo de lugares altos".- "não posso me sentir diferente"- "vc me faz passar vergonha em público." Cada afirmação contém a mensagem intríseca de que você não é responsável pela maneira como se sente.

Agora vamos modificar, de modo a refletir o fato de que você comanda sua maneira de sentir
e de que seus sentimentos vêm dos pensamentos que você tem a respeito de tudo.
- eu me magôo por causa das coisas que digo a mim mesmo sobre sua reação para comigo.
- assusto a mim mesmo nos lugares altos.
- posso alterar minha maneira de sentir, mas preferi ficar ansioso.
- fiz com que eu mesmo me sentisse envergonhado ao dar mais valor às suas opiniões a meu respeito do que às minhas opiniões próprias e ao acreditar que as outras pessoas fariam o mesmo.

"Amar a si mesmo significa aceitar-se como pessoa que tem valor,
porque decidiu ter valor."

"Naturalmente que você não vai obter aprovação de todas as pessoas para tudo aquilo que fizer, mas quando vir a si próprio como tendo valia, nunca ficará deprimido se não conseguir aprovação. A desaprovação será encarada por você como uma conseqüência natural de viver neste planeta, onde as pessoas têm suas percepções individualmente."

Só você mesmo pode melhorar sua própria sorte ou construir sua própria felicidade. Depende de você assumir o comando de sua mente e começar a praticar sentimentos e comportamentos escolhidos por você mesmo.Se você acredita em si próprio, não há atividade que esteja além de seu potencial.Você é um pilar de força, não vai se desintegrar ao entrar em contato com algo novo.Você pode fazer qualquer coisa que quer, porque quer e por nenhuma outra razão.

"Se você é um produto acabado, embrulhado e guardado, então parou de crescer e embora queira muito apegar-se a alguns "eu sou", pode descobrir que outros são simplesmente limitativos e autodestrutivos."
"Os rótulos o capacitam a evitar o trabalho difícil e o risco de tentar mudar."

copiei do livro Seus Pontos Fracos, do Dr. Wayne W. Dyer

Um comentário:

O jeitinho Brasileiro disse...

Elisa!
É tão bom viajar nos textos, que fica difícil entrar e sair, gostaria de ficar ler e reler várias vezes seus post, sempre entusiasmados em favor da melhor escolha de vida. Fascinante! Adoro vir aqui. muitas vezes não comento pq me demoro muito, saboreando suas palvras, perco-me de mim mesma e flutuo nas asas da esperança de aprender , modificar minha maneira de olhar. Obrigada!
Escreva sempre. Beijinhos de quem te adora e admira.