Pular para o conteúdo principal

"A criatividade é uma conquista."


37
*Como no encontro entre o carteiro e o poeta Neruda no filme homônimo (1994), 
dirigido por Michael Radford, quando o carteiro Troisi ouve, encantado, uma poesia dedicada ao mar e diz a Neruda que parecia ser 
“Como um barco açoitado pelas palavras”. 
O poeta olha-o surpreso e lhe diz: 
“Mas você sabe o que você fez? Fez uma metáfora”, 
O carteiro fica constrangido e justifica-se dizendo: 
“Não vale porque não queria fazer.” 
Neruda responde: 
“Querer não é importante porque as imagens nascem casuais.”
E Troisi:
 “Então, o mundo inteiro, o mar, com o céu, com a chuva, as nuvens...também podem ser consideradas metáforas de alguma coisa”, da existência, talvez.
O poeta reflete um momento e depois diz:
 “Vou pensar nisso. Amanhã eu respondo essa pergunta”.
Também diante dos pensamentos e das metáforas visuais das crianças não é bom responder logo. 
É preciso pensar. 


Universidade de Florença, Secretário Nacional dos CEMEA italianos (Centros de Exercitação
dos Métodos da Educação Ativa), Itália. gstaccioli@unifi.it
Tradução: Regina Célia da Silva. Revisão técnica: Marcia Gobbi
Pro-Posições, Campinas, v. 22, n. 2 (65), p. 21-37, maio/ago. 2011
 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Agitadíssimo

Ontem foi um dia agitadíssimo. Hoje reinou um marasmo, parecia que não havia vento e nem vela para tocar o barco da vida.  Mas sei que houve movimentos,  mas estes de forma tão sutis, sei lá, quase imperceptíveis. O silêncio do olho do furacão.
Estive refletindo sobre a minha ansiedade. O quanto desejei realizar as provas enquanto a minha mão estava machucada. Esforcei-me em demasia. Pois quando a vida decide, deve ela ter sua lógica celestial. Andei pensando também na máxima de abençoar as pessoas que nos causam dissabores. Ainda tenho certa resistência. Não tenho este amadurecimento. Meu EGO ainda domina, carrego a densidade existencial. Entretanto busco estar atenta aos meus sentimentos. Tento observar de fora o que acontece dentro do meu ser. E encontrar uma saída deste tumulto emocional.

A vida é tão bonita

A vida é singular e quer a evolução. Evoluir é o destino que temos em comum; Com tudo que existe;  E com tudo que a nossa percepção alcança ou não. Evoluir é um processo que tem muita magia. Justamente por ser um processo sagrado. Um processo de alma.   Mesmo nas situações mais desafiantes; E tristes que existem em nosso mundo, O Amor está lá. Porque evoluir é um processo; Que é banhado pela luz do amor. Sei que você acha difícil acreditar nisso, Eu também já achei. Entretanto a vida ensina e revela. Cada novo dia sempre traz consigo uma nova lição. E há como aprendê-la, basta estar receptivo; E aberto para este aprendizado. Porém, quando não queremos; Ou estamos empacados com nossas verdades; E agarrado às nossas dores; Fica inviável absorver o novo conhecimento. Abrir os olhos é muito mais do que permitir; Que nossas pálpebras se movam para cima. Abrir os olhos é permitir que a luz entre; Em nossos corpos e alma. É estar receptivo