Pular para o conteúdo principal

Posição política e social de cada um



Eu acabo de assistir  um documentário sobre a fronteira dos USA. Muito triste saber que há tantas almas que sofrem em nosso mundo e como a gente se agarra com as nossas verdades e assim nos tornamos intolerantes e cegos diante de tudo que acontece ao nosso redor.
Intolerantes e cegos caminhamos levantando nossas bandeiras.  A nossa  verdade é única, a verdade do outro é equivocada, quando tentamos ser educados, porque na verdade acreditamos que a verdade do outro é estúpida e ofende a nossa liberdade de ter a nossa verdade. Destacando que a nossa verdade é que conta. E que não interessa saber o que o outro sente ou pensa, visto que nós já o rotulamos de tudo que podemos e está ao nosso alcance.
A nossa verdade usa os rótulos que lhe convém e a verdade do outro ofende e agride aos nossos direitos de ter e manter uma única e soberana verdade. E foi nessa premissa que a reportagem sobre a fronteira se realizou. Então, através de um grupo de seis pessoas, cada uma com uma verdade única e absoluta sobre a fronteira foram reunidos. O grupo foi levado para vivenciarem na pele um pouco da realidade da fronteira. E o primeiro passo foi coloca-los diante do necrotério daqueles que tentaram romper a fronteira em busca de uma vida melhor..
Não era um necrotério qualquer, era um local grande e repleto de cadáveres preenchidos com cheiros, com incógnitas, com histórias de dores anônimas embrulhadas na ausência de vida.  Por si só essa visão já choca, mas não é capaz de alterar a verdade de cada um. Então o grupo é conduzido ao chefe de polícia que comanda a fiscalização e proteção da fronteira. E este expõe seus desafios diários e explica como funciona seu trabalho.  Cada fato novo agregada à essa experiência mexe com cada participante, entretanto, não se observa mudanças de ideias e valores. A verdade de cada é um é um tesouro que necessita ser resguardado e protegido, haja o que houver. E assim prossegue a experiência que exige a integração de cada um dentro da realidade da fronteira.
Caminham pela fronteira, observam os recursos utilizados para conduzirem aqueles que ousam transpor os limites para uma direção em “que a morte segura”. Quisera esta “morte segura” fosse de fato um trocadilho, mas não, de fato é uma ‘verdade’ comprovada no necrotério. Embora a morte segura ainda encontre justificativa que confirma e valida a verdade de alguns do grupo.
Essa experiência surreal segue adiante, onde há pessoas que confirmam a verdade de cada, entretanto, também há aqueles que mostram outros aspectos, outras realidades, outros pensamentos e ideias que não corroboram com a verdade única de cada um.
Para concluir a experiência da verdade única e absoluta de cada um, são selecionados três óbitos, que foram entregues para três duplas.  A dupla é formada com cada um com sua verdade tão única quanto contraditória.  
Assim, a primeira dupla consistia em duas mulheres, uma a favor e outra contra as pessoas que buscam uma vida melhor transpondo as muralhas. Estas vão buscar a origem de uma moça de vinte e um anos que morreu tentando realizar o grande sonho americano. Chegando ao local de origem dessa moça, essa dupla é exposta à realidade na qual essa moça vivia e mostra como a organização criminal se faz valer da dor e desespero daquelas existências.  Um mundo onde a prostituição não é uma escolha, onde a vida é feita de dor e violência.
Quanto às outras duas duplas, uma tem que conhecer como foi a vida de um menino de dez anos e a outra de uma mulher de meia idade. Onde cada história mostrou para cada dupla como e porque se busca alternativas para amenizar a dor e ter a possibilidade de uma existência melhor.
Finaliza mostrando que a dor do outro também é nossa, é de cada um. Não há nesse mundo dual uma dor que não repercuta no outro. Porquanto estamos todos em uma única nave, que é o nosso planeta Terra. Estamos emaranhados nessa existência, mesmo que eu não saiba disso, mesmo que eu ainda não compreenda isso.
Lamento não saber informar a fonte desta reportagem. Seria bom poderem assistir e assim conferir. Logo, fica só a minha opinião. Sinto muito! 
Achei a fonte, este documentário é exibido na Futura e se chama fronteiras: http://www.futuraplay.org/serie/mundodoc/




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Estive refletindo sobre a minha ansiedade. O quanto desejei realizar as provas enquanto a minha mão estava machucada. Esforcei-me em demasia. Pois quando a vida decide, deve ela ter sua lógica celestial. Andei pensando também na máxima de abençoar as pessoas que nos causam dissabores. Ainda tenho certa resistência. Não tenho este amadurecimento. Meu EGO ainda domina, carrego a densidade existencial. Entretanto busco estar atenta aos meus sentimentos. Tento observar de fora o que acontece dentro do meu ser. E encontrar uma saída deste tumulto emocional.

Portal Mágico

Pessoas lindas do meu  Hoje é um portal mágico  <3 span=""> A soma de 2016 é 09 Então hoje é 09/09/09 Façam uma mandala de desejos. Assinem seu nome e date com a data de hoje. Experimentem. É magia do <3 span=""> 9 é o nº da gratidão É o nº que traz o novo. Beijos e feliz dia  <3 span="">   <

Valores

Veja bem, já tenho 43 anos, só agora irei formar-me, ainda não tenho casa própria, carro, tenho carteira, mas medo de dirigir. Enfim, tenho uma lista de vários fatores que a sociedade considera importante e que não alcancei. E daí? Sinto-me tão importante. Veja a cena: Trabalho, melhor, sou estagiária da Secretaria de Ensino a Distância. Sou tutora do curso de Prevenção ao Uso Indevido de Drogas. Terça feira será feriado municipal. Segunda-feira foi considerado ponto facultativo pela faculdade, portanto, todos os tutores não têm aula, mas temos que trabalhar. Então assumi a missão de ir até ao diretor pedir para dispensar-nos. Neste dia fui com uma sandália que não era usada há tempos. No meio do caminho a sandália desmanchou literalmente. Por onde eu passava, deixava restos da sandália. Caminhava com dificuldade, pois ela estava partida em vários tamanhos diferentes. Melhor dizer, mancava. Cheguei, encontrei com a moça do escritório e perguntei qual era o ramal do diretor; liguei,